Construções alvenarias

Construções alvenarias

Serviço especializado na mão de obra de pedreiros, para execução de serviços abaixo listado. Utilizando ferramentas atuais para verificação e acompanhamento do trabalho executado nossa equipe recebe treinamentos para tornar toda obra eficaz com relação ao prazo e qualidade. Trena e prumo a laser são algumas das ferramentas que utilizamos por nossos profissionais.


Alguns serviços que executamos nessa área de atuação:


Construções de paredes

Requadramento de alvenaria

Serviços de alvenaria de vedação e outros

Montagem de peças pré-moldadas

Execução de churrasqueiras ou lareiras

Outros serviços consultem nossos consultores



Orientações e informações


Alvenaria de Vedação


É uma alvenaria que não é dimensionada para resistir a ações além de seu próprio peso. A vedação vertical é responsável pelo fechamento da edificação e também pela compartimentação dos ambientes internos. A maioria das edificações executadas pelo processo construtivo convencional (estrutura reticulada de concreto armado moldada no local) utiliza para o fechamento dos vãos paredes de alvenaria.




Verga 


Viga alojada sobre abertura de porta ou janela e que tenha a função exclusiva de transmissão de cargas verticais para as paredes adjacentes à abertura. Pode ser pré-moldada ou executada com canaletas preenchidas com graute.




Contraverga 


Elemento estrutural colocado sob o vão de abertura com a função de redução de fissuração nos seus cantos. Pode ser pré-moldada ou executada com canaletas preenchidas com graute.




Assentamento dos blocos 


Durante a elevação das paredes, os blocos devem ser assentados e alinhados segundo especificado em projeto e de forma a exigir o mínimo de ajuste possível. Devem ser posicionados enquanto a argamassa estiver trabalhável e plástica e, em caso de necessidade de re-acomodação do bloco, a argamassa deve ser removida e o componente assentado novamente de forma correta.


Os cordões de argamassa devem ser aplicados sobre os blocos numa extensão tal que sua trabalhabilidade não seja prejudicada por exposição prolongada ao tempo e evitando-se a queda nos vazados dos blocos.


As juntas verticais e horizontais devem ter espessuras de 10 mm, exceto a junta horizontal da primeira fiada que pode chegar a 20mm para correção de possíveis desníveis da laje. Indicase que a variação máxima da espessura das juntas de argamassa seja de ± 3 mm.




Não corra riscos com prazos longos e má execução


Como não se utiliza projeto de alvenaria, as soluções construtivas são improvisadas durante a execução dos serviços.


A mão-de-obra pouco qualificada executa os serviços com facilidade, mas nem sempre com a qualidade desejada

O retrabalho: os tijolos ou blocos são assentados, as paredes são seccionadas para a passagem de instalações e embutimento de caixas e, em seguida, são feitos remendos com a utilização de argamassa para o preenchimento dos vazios

O desperdício de materiais: a quebra de tijolos no transporte e na execução, a utilização de marretas para abrir os rasgos nas paredes e a freqüência de retirada de caçambas de entulho da obra evidenciam isso

Falta de controle na execução: eventuais problemas na execução são detectados somente por ocasião da conferência de prumo do revestimento externo, gerando elevados consumos de argamassa e aumento das ações permanentes atuantes na estrutura.

Envie uma Mensagem

Um email será enviado para o proprietário